ARBORIZAÇÃO EM CRECHE MOBILIZA MAIS DE 70 ESTUDANTES 🌳

A arborização é uma atividade que vai além do ato de plantar árvores, que por si só já é uma ação louvável, mas também é uma ferramenta pedagógica muito interessante para escolas e professores. Isso porque é capaz de fomentar a curiosidade dos alunos, estimular a aquisição de conhecimento e promover uma conscientização ambiental mais próxima da realidade.

Nesse sentido, no último dia 27 de setembro de 2022, o Programa Escola Verde (PEV), em parceria com o Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (CETEP), promoveu uma atividade de arborização através do professor José Valdo Santana e seus discentes do CETEP na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Edivânia Santos Cardoso, localizada no bairro João XXIII em Juazeiro-BA.

A ação teve como objetivo principal aproximar os alunos do meio ambiente e da educação ambiental. Os estudantes plantaram espécies nativas, como a Moringa, no próprio CETEP e na creche municipal visitada e promoveram diálogos educativos com as crianças sobre a temática meio ambiente e sustentabilidade. Foram mobilizados aproximadamente 70 alunos, incluindo o CETEP e a creche EMEI Edivânia Santos Cardoso.

As plantas nativas geram economia de água, proporcionam melhora no microclima do local, favorecem a ocupação dos espaços e fornecem uma contribuição ecológica à medida em que sua adaptação se relaciona bem com a fauna, garantindo um bom funcionamento do ecossistema.

Por Yan de Castro
Categoria: Arborização, Educação Ambiental
Fonte: GUEDES DE ANDRADE, L. et al. ARBORIZAÇÃO DE ESCOLAS: UMA ATIVIDADE MUITO ALÉM DO QUE PLANTAR. Disponível em: <https://guri.unipampa.edu.br/uploads/evt/arq_trabalhos/13126/seer_13126.pdf>.