DIA INTERNACIONAL DA PRESERVAÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO 🍃

Que dia é hoje? 🤔

Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio 🍃

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data 16 de setembro como Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio em 1994 para lembrar a assinatura do Protocolo de Montreal (1987) que previa medidas para controlar a produção e o consumo global de produtos químicos que destroem a camada de ozônio.  

O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram na estratosfera, formando a famosa camada de ozônio. Apesar da sua relevância, ela começou a sofrer com os efeitos da poluição provocada pela industrialização mundial. Atualmente, a preservação da camada é necessária para lidar com perdas na natureza, mudanças climáticas e poluição no contexto da pandemia. Além disso, ela é essencial para preservar a vida no planeta da radiação ultravioleta, já que o ozônio é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B.

Mas como você pode contribuir de forma simples para preservá-la?

– Evitar comprar aerossóis com clorofluorcarbonos (CFC). Opte por sprays com bomba em vez de frascos pressurizados e verifique se a embalagem informa se contém CFC.
– Descartar freezers, geladeiras e unidades de ar-condicionado (equipamentos geralmente produzidos com químicos nocivos à camada) corretamente.

Com essas medidas você também contribui com a agenda global para o desenvolvimento sustentável. Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser alcançados até 2030 e um deles é sobre saúde e bem-estar, abrangendo a preservação da camada de ozônio.  

Por Douglas Alencar
Fonte: FIOCRUZ