Que dia é hoje? 🤔
Dia do Cerrado 🌵
Você sabia?
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro em extensão territorial, com grande abundância de espécies endêmicas, apesar de sofrer uma das maiores perda de habitat.
É reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando mais de 12 mil espécies de plantas nativas já catalogadas. Cerca de 200 espécies de mamíferos são conhecidas, e cerca de 900 espécies de pássaros.
De acordo com estimativas recentes, o Cerrado é o refúgio de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos.
Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social. Muitas populações vivem de seus recursos naturais, como os povos Indígenas, Quilombolas, Geraizeiros, Ribeirinhos, Babaçueiras, Vazanteiros, Povos e Comunidades Tradicionais. Que, juntos, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade.
Mais de 200 espécies de plantas têm uso medicinal e mais 400 podem ser usadas na recuperação de solos degradados, como barreiras contra o vento, proteção contra a erosão, ou para criar habitat de predadores naturais de pragas. Mais de 10 tipos de frutos comestíveis são regularmente consumidos pela população local e vendidos nos centros urbanos, como os frutos do Pequi, Buriti, Mangaba , Cagaita, Bacupari, Cajuzinho do Cerrado, Araticum e as sementes/castanha de Barú.
Entretanto, inúmeras espécies de plantas e animais correm risco de extinção. Estima-se que 20% das espécies nativas estão em processo de extinção e que pelo menos 137 espécies de animais também estão ameaçados de desaparecer.
Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. Com a crescente pressão para a abertura de novas áreas, visando incrementar a produção de carne e grãos para exportação.
Cuide!
Preserve!