ACESSIBILIDADE PARA TODOS: PEV APRESENTA O POTENCIAL DA TRILHA ECOLÓGICA INCLUSIVA NA 113º CONIF ♿

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) sediou entre os dias 9 e 11 de agosto de 2022, a 113ª Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O Programa Escola Verde (PEV) teve sua participação ativa através dos seus integrantes Ernandes Santos, David Pereira e Eugênia Barreto que são estudantes de agronomia da instituição e uns dos responsáveis pela Trilha Ecológica Inclusiva.

A Trilha Ecológica nasceu por volta de 2013, quando foi iniciada a recuperação de uma área de caatinga degradada no campus Petrolina Zona Rural, a partir de iniciativa da professora Mary Ann Saraiva, com o apoio do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia (CVT). Atualmente, está sob a coordenação da professora Elizângela Souza e já consolidado como um projeto forte da região. A Trilha Inclusiva nasceu após o contato feito por um cadeirante em 2019 que mostrou grande vontade de conhecer o projeto. Foi a partir daí que uma força tarefa entre servidores e estudantes foi mobilizada visto a necessidade de fazer adaptações para torná-la acessível e que hoje é uma realidade que atende diversos públicos: desde crianças, estudantes do Ensino Fundamental, até produtores rurais, estudantes de graduação de outras instituições, pesquisadores e professores.

Durante o evento no dia 10 os discentes, juntamente com o apoio dos professores Daniel Amaral e Elizângela Souza, apresentaram para os participantes do CONIF e alunos de diversas escolas da cidade, os conteúdos existentes na Trilha Ecológica Inclusiva, demonstrando os meios de acessibilidade a cadeirantes, surdos e deficientes visuais, como também a possibilidade de contato direto com plantas nativas e endêmicas com seus potenciais medicinais, forrageiros e alimentícios (PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais), além de explanações sobre recuperação de áreas degradadas e preservação da fauna e flora nativa.

Ernandes conta que o intuito da participação do PEV no evento é a disseminação do conhecimento, convidando a todos e todas para visitarem a Trilha Ecológica Inclusiva do Campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE.

Qualquer pessoa ou grupo interessado pode fazer a trilha ou solicitar mudas e sementes. Para isso, basta agendar através do e-mail trilhaecologicaIF@hotmail.com. O ideal é que sejam grupos de até 20 pessoas. A visita dura em torno de uma hora e meia e é recomendado aos visitantes roupas e sapatos fechados, boné, água e protetor solar.

Quer conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido? Você pode baixar o e-book “Plantas da Caatinga: um olhar multidisciplinar” gratuitamente através do link: https://bit.ly/ebooktrilhaecologica.

Por Douglas Alencar
Categoria: Evento, Trilha Ecológica