PRODUÇÃO DE MUDAS COM O PROJETO REUTILIZE 🌱

Com o intuito de fornecer uma alternativa ao descarte de resíduos sólidos reaproveitáveis, a Preserve Jr. Empresa Junior (EJ) (@preserve.jr) gerida por estudantes de ciências biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) desenvolveu o projeto REUTILIZE que consiste na coleta e transformação de resíduos plásticos como garrafas, caixas de leite e sacos de alimentos não perecíveis em recipientes de produção de mudas de arvores da caatinga.

O Programa Escola Verde (PEV), como parceiro do projeto, fornece o viveiro para a produção dessas mudas, que fica localizado no Centro Ciências Agrárias (CCA) da UNIVASF em Petrolina-PE.

No último dia 4 de agosto de 2022, a integrante do PEV e membro da Preserve Jr., Emanuelly Santos, com o auxílio dos discentes do Grupo de Pesquisa em Plantas Ornamentais do Vale do São Francisco (PROVASF), realizou um pré-tratamento das sementes no Laboratório de Sementes e Manejo de Flora com para posteriormente realizar o plantio das mudas no viveiro do PEV.

Além da produção de mudas para atividades de arborização realizadas em escolas, bairros, condomínios e casas. O viveiro tem papel fundamental na educação ambiental, com a possibilidade de visita dos estudantes da rede municipal e estadual de ensino possibilitando um ensino em campo.

Toda e qualquer pessoa pode ter acesso as mudas e realizar sua contribuição para uma cidade mais verde, podendo nos procurar e agendar a retirada, basta entrar em contato através do e-mail programaescolaverde@gmail.com.

Participaram da ação 8 voluntários, entre integrantes e parceiros do PEV.

Por Douglas Alencar
Categoria: Reciclagem, Viveiro