PEV REALIZA MAIS DE 30 HORAS DE COLETA SELETIVA ENTRE JULHO E SETEMBRO 🚯

Integrantes do Programa Escola Verde (PEV) continuamente desenvolvem ações de coleta seletiva em toda região do Vale do São Francisco. A intenção principal deste tipo de ação é fazer a sensibilização e a conscientização das pessoas para que não descartem inadequadamente seus resíduos, especialmente em locais de ampla movimentação e próximo a bueiros. Além disso, as coletas seletivas contribuem para a manutenção do espaço público limpo, um dever que é de todos, e também promove a reunião de várias pessoas em prol do bem comum.

Entre os meses de julho e setembro deste ano (2022), cerca de 10 integrantes do PEV se mobilizaram, em diferentes grupos e momentos, para realizar uma série de coletas seletivas entre Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Foram mais de 30 horas distribuídas em cerca de 10 dias destinadas às ações. As coletas aconceram principalmente nas orlas de Petrolina e de Juazeiro e também na ilha do fogo que fica entre as duas cidades. Participaram das ações Carlos Augusto, David Alisson, Adão Thalisson, Andréia Coelho, João Bezerra, Robério de Andrade, Matheus Henrique e convidados externos.

Em todos esses dias de coletas, os estudantes se assustaram com o excesso de materiais que poderiam ser destinados em seu local correto, haja vista a presença de coletores nos ambientes. Observaram ainda o acúmulo de recipientes de marmitas, especialmente porque nesses locais há a venda de alimentos e assim os frequentadores consomem e jogam as embalagens à céu aberto. Outra percepção foi o excesso de garrafas de bebidas alcoólicas à beira do rio, o que pode provocar acidentes com os banhistas. O sentimento é de falta de sensibilização entre as pessoas, sejam as que vendem, sejam as que consomem.

Na orla, os integrantes não puderam deixar de notar uma grande quantidade de fezes espalhadas em diferentes pontos. Na ilha do fogo, um frequentador relatou que “falta mais participação de órgãos que possam dialogar sobre a importância de se preservar a Ilha”. Assim, o PEV exerce um papel essencial ao realizar ações nesses locais, pois diagnóstica, amplia o diálogo e intervém da maneira que pode.

Por Yan de Castro
Categoria: Coleta Seletiva, Combate à Poluição