HORTA BIODIVERSA EM MANDALA É FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 🌱

Existe uma gama de atividades e ferramentas para se promover a educação ambiental com estudantes. Uma delas é a elaboração de hortas agroecológicas no ambiente escolar, que cultiva inúmeros elementos socio-cognitivos nos alunos em formação. É uma atividade muito rica de todos os pontos de vistas: ambiental, social e psicológico.

Pensando nisso, o professor Marciano Carvalho, integrante do Programa Escola Verde (PEV), tem realizado atividades nesse sentido com seus alunos. Ele é professor da escola da municipal Thierry Lins (@thierrylins22) do povoado Curral Velho de Campo Formoso-BA e no último dia 18 de agosto de 2022 ele deu início as atividades com o manejo do solo com adubação horgânica e a preparação do local no formato de mandala, tudo isso para promover jardinagem e construção da horta nos moldes agroecológico biodiverso.

A atividade envolveu cerca de 25 alunos do 7º e do 9º ano, que se dividiram para a execução das atividades. A intenção do professor é que os estudantes sejam agentes multiplicadores ao executar este tipo de atividade e posteriormente possam colocar em prática nas suas casas e na suas comunidades, levando dicas e informações para os agricultores familiares da região.

Inicialmente foi feita a demarcação do local e a adubação orgânica no solo. O planejamento do professor é que nos próximos meses sejam iniciados plantios de hortaliças, plantas medicinais e plantas nativas – como cabeça de frade, macambira, mandacarus, roseiras, chapéu de couro, e outras plantas ornamentais que se adeque ao solo local como a planta rasteira medicinal, mas também ornamental, a calêndula. Na horta biodiversa em mandala, cada divisão da mandala terá uma espécie. No centro terá uma mesa com plantas em coqueiros e produção de mudas feita com um carretel de fio elétrico. Nos canteiros mais próximos ao centro serão plantados salsa, coentro e cebolinha. Nos canteiros centrais, repolho, cenoura, beterraba. E nos canteiros externos, milho, feijão, e algumas ervas medicinais como capim limão, alecrim e erva cidreira.

Por Joseildo Santana Souza
Categoria: Horta Escolar