VIVEIRO DO PEV É FONTE DE MUDAS PARA ARBORIZAÇÃO 🌱

Viveiro é um local onde ficam mudas de diversas plantas para serem mantidas e cuidadas, afim de que seu crescimento seja adequado, possibilitando a mutiplicação e os usos em ações de arborização por exemplo. Seu desenvolvimento é observado de perto até a sua saída e plantação em um local adequado.

O Programa Escola Verde (PEV) possui um viveiro localizado no Centro de Ciência Agrárias (CCA), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina-PE, o qual é mantido constantemente pelos seus integrantes. A colega Emanuelly é uma das principais responsáveis atualmente pela atuação e tem dedicando bastante tempo para deixar as mudas em bom estado para doações e ações. No dia 29 de julho houve uma intervenção de retirada de caramujos que estavam crescendo nas plantas. De lá para cá a equipe vem fazendo retirada contínua de ervas daninhas e mantendo o ambiente limpo.

Um dos grandes parceiros do PEV que vêm atuando junto ao viveiro é a Empresa Júnior de Ciências Biológicas (Preserve JR), projeto da própria UNIVASF. Uma das últimas ações em conjunto foi a coleta de garrafas/recipientes plásticos para reutilização na produção de mudas. Mais projetos em parceria vêm sendo desenvolvidos e serão divulgados em breve.

As pessoas que se interessarem pelas mudas, para arborização de suas comunidades, poderão nos procurar para receber, basta entrar em contato através o e-mail programaescolaverde@gmail.com. Algumas mudas disponíveis são os pés de ipê (amarelo, roxo e rosa), Mulungu, pata de vaca Umbuzeiro, entre outros.

Por Joseildo Santana Souza
categoria: Viveiro