PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATE E MANJERICÃO: SAÚDE DENTRO DE CASA 🌱

Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. As técnicas do processo de produção respeitam o meio ambiente, a saúde do trabalhador, a do consumidor e têm como objetivo manter a qualidade do alimento.

O plantio de hortas caseiras vem sendo uma alternativa bastante viável em diversos lares brasileiros como fonte de alimentação saudável e segura. A vida agitada da cidade ou falta de tempo nos afastam de bons hábitos que gostaríamos de cultivar em nossas vidas e o cultivo de alimentos como manjericão e tomate em casa tem sido sinônimo de saúde, economia e um toque verde à decoração.

Hoje vamos acompanhar um pouco do processo realizada na casa do integrante do Programa Escola Verde (PEV), Ernandes Santos, aluno de agronomia e bolsista da trilha que iniciou a produção no último dia 27 de agosto de 2022 em um espaço em sua residência mudas de tomate e manjericão para posterior plantio em vasos. Ernandes conta que o plantio é feito em cartela de ovos com o período de germinação de uma semana sendo irrigadas em intervalos de 1 dia para posteriormente serem colocadas em vasos individuais.

O manjericão oferece nutrientes essenciais para o corpo e a mente, como as vitaminas A, C e K, além de manganês, cobre, cálcio, ferro e gorduras ômega-3. É uma ótima fonte de magnésio, que proporciona melhor fluxo sanguíneo.

O tomate apesar de ser conhecido como um legume é uma fruta e é rico em vitamina C, A. K, potássio e licopeno, que é um potente oxidante, possui propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes, provem diversos benefícios à saúde podendo prevenir o desenvolvimento de doenças como câncer de próstata, infarto do miocárdio e osteoporose.

O PEV incentiva toda a população a desenvolver sua própria horta e repensar a forma como se alimenta potencializando a saúde e bem-estar de todos.

Por Douglas Alencar
Categoria: Alimentação Saudável, Horta Doméstica