ADUBO ORG√āNICO EM CASA: RECEITA SIMPLES ūüćĆ

Existem in√ļmeros tipos de plantas que podemos plantar na nossa casa. Um passo inicial fundamental √© saber escolher o local apropriado para cada uma delas. Cuidar delas bem tamb√©m √© important√≠ssimo para que cres√ßam de forma saud√°vel. Um elemento desta pr√°tica √© a adi√ß√£o de adubo, ou seja, nutrientes extras para melhorar o crescimento.

O integrante do Programa Escola Verde (PEV), Hernandes F. Santos, t√©cnico em zootecnia, tem o maior cuidado de cultivar e cuidar de plantas medicinais e ornamentais na sua resid√™ncia. Uma dica interessante que ele traz para quem gosta da √°rea √© o adubo l√≠quido org√Ęnico 100% natural utilizando compostos de materiais e restos de comidas que seriam jogados no lixo, como por exemplo casca da banana e casca do ovo.

A receita que ele trouxe foi: mistura em um liquifidicador 4 cascas de banana frescas ou meio desidratadas, 6 cascas de ovo, meia xícara de borra do café e 600 ml de água. Aciona e mistura bem, acrescenta logo em seguida mais 500 ml de água e ao final tem-se cerca de 1 litro de adubo líquido, utilizáveis por cerca de 15 dias. Segundo Hernandes, banana é rica em potássio, casca do ovo tem fósforo e cálcio e a borra do café tem muito nitrogênio, além de outros nutrientes.

Fica a dica para você que cuida de plantinhas.

Por Joseildo Santana Souza
Categoria: Compostagem