A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES 🌳

As árvores são um dos maiores patrimônios ambientais que existem nas cidades, pois elas abrigam os pássaros, que espalham as sementes e comem os insetos. Diminuem a poluição sonora e do ar. Elas embelezam o ambiente, dão sombra e amenizam a temperatura, e aí fica bem mais gostoso andar pelas ruas. Você pode caminhar pelas calçadas, praças e parques, divertir-se e ser mais saudável.

Caso também na sua casa exista uma árvore, saiba que ela protegerá a pintura da luz forte do sol, o que a conservará mais bonita e evitará que tenha de ser pintada com mais frequência. Além disso, a sombra dessa árvore poderá deixar mais fresco também o asfalto em frente da sua casa. Se for uma árvore da qual caiam folhas e flores, você vai ter um trabalhinho para limpar, o telhado, o chão e as calhas; mas faça isso com prazer; pois, em compensação com isso a árvore se renovará e mais benefícios trará.

Agora, se você tiver um quintal, melhor ainda! Poderá plantar nele uma árvore frutífera (como jabuticabeira e laranjeira, por exemplo), e terá frutos gostosos, para apanhar com a mão, em determinadas épocas do ano. Mas, se há construção em todo o terreno da casa, dai não sobrará espaço para plantar nele uma árvore. Então, é bom lembrar de que é importante um quintal só com cimento ou piso. Ah, as árvores também ajudam a fixação do solo, evitando desmoronamentos e erosões e, assim, evitar desastres.

Lembra daqueles dias bem secos, em que às vezes até o seu nariz sangra por causa da secura? Pois é, as árvores ajudam, ainda, a aumentar a umidade do ar, pois, quando transpiram, liberam água para o ambiente. Além disso, elas tiram do ar a poeira e o excesso de carbono que o poluem.

Portanto, plante e cuide das árvores!

Por Elizabeth Rodrigues e Joel Santos
Categoria: Mídia Ambiental
Fonte: Embrapa Monitoramento por Satélite