MOBILIZAÇÃO COM PARCERIA DO PEV SENSIBILZA MAIS DE 50 ALUNOS EM IBIPITANGA (BA) 💚

O retorno às aulas das escolas Brito Araújo e a Deputado Paulo Magalhães, no mês de julho deste ano, em Ibipitanga – BA teve um gostinho diferente: uma mobilização socioambiental promovida pela Secretaria Municipal de Educação Cultura Lazer e Turismo com o apoio do Programa Escola Verde (PEV), através da integrante Angelita Rosa, levantou questões importantes sobre o meio ambiente para os estudantes e teve o objetivo de sensibilizá-los.

Trata-se de uma atividade fundamental o diálogo com a educação infantil, tendo em vista que todos eles serão os tomadores de decisões do futuro, foi uma forma de se falar sobre problemas ambientais e reforçar o reaproveitamento de materiais na comunidade e a da disposição dos resíduos domésticos.

Alguns dos temas discutidos foram a água – sua importância e dicas para evitar desperdiçar -, o esgoto e os resíduos sólidos – seu adequado descarte. Para as atividades foram realizadas dinâmicas, passados vídeos educativos e contação de histórias, a arte foi fundamental.

A mobilização atingiu cerca de 50 alunos, com a participação de outros professores e auxiliares, além dos coordenadores pedagógicos e dos técnicos da secretaria de educação.

A professora Angelita Rosa explicou que a ideia é expandir a mobilização para os outros professores, escolas e também para a sociedade civil. A atividade tem como objetivo também a conscientização sobre a preservação da Barragem do Zabumbão, importante fonte hídrica da região. Essa barragem se localiza em Paramirim (BA) e sua distribuição acontece no Vale do Paramirim, um conglomerado que abrange diretamente mais de 12 municípios entre o sudoeste e o centro da Bahia, incluindo Ibipitanga, onde está acontecendo a mobilização.

Por Joseildo Santana Souza
Categoria: Arte Ambiental, Mobilização Socioambiental