HORTA CASEIRA E QUALIDADE DE VIDA 🌱

Se existe algo que temos observado bastante nos últimos anos é a percepção das pessoas em relação ao corpo, mente e a saúde como um todo. A procura por alimentos livres de agrotóxicos ou de qualquer outro tipo de química que possam colocar risco a saúde dentro dos supermercados tem se tornado cada vez mais frequente.

Uma forma bem eficaz de manter a saúde em pleno vigor, sem sair de casa, é aproveitar qualquer espaço ventilado e de boa iluminação para plantar sua própria horta. É evidente que, além de produzir alimentos de qualidade, trabalhar com a terra pode se revelar verdadeira terapia para aqueles que possuem uma vida agitada e estressante, coisa bem comum nos dias de hoje.

O Programa Escola Verde (PEV) incentiva todos os seus voluntários como também a sociedade a repensar a forma como se relacionam com o meu ambiente desenvolvendo práticas que beneficiem a todos. Um bom exemplo disso foi a construção de um canteiro e o plantio de algumas variedades de plantas pelo integrante do PEV, Renato Américo, no último dia 12 de junho de 2022, que desenvolveu em um espaço na sua residência uma pequena horta para a sua família. Ele conta que o processo foi bem simples separando o local e fazendo o peneiramento da terra para a retirada de pedras, adubamento, plantio das sementes e, por fim, regou o espaço. Um outro exemplo é o da Fernanda Oliveira, estudante do IF-Sertão que conta que a família possui uma roça localizada no município de Maniçoba-BA e que frequentemente realiza a manutenção do espaço que vai desde a limpeza da horta até o replantio de mudas de agrião.

Hoje, é perfeitamente possível o cultivo de condimentos e de algumas variedades de hortaliças e ervas até mesmo em pequenos apartamentos desde que o local seja bem iluminado, a espécie cultivada seja devidamente irrigada e que seja utilizada terra de boa qualidade no momento do plantio.

Por Douglas Alencar
Categorias: Alimentação Saudável, Horta Doméstica