CONFECÇÃO DE KITS PARA PRODUÇÃO DE MÁSCARAS NA SALA VERDE 😷

Dados da Our World in Data no dia 13/07/2022 informam que no Brasil 79,7% da população se encontra totalmente vacinada contra a Covid-19 o que representa cerca de 169 milhões de brasileiros e mesmo com esse número bem expressivo a Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda recomenda o uso de máscaras e álcool em gel como uma das principais formas de enfrentamento da doença.

No último dia 26 de junho de 2022, os integrantes do Programa Escola Verde (PEV), Pedro Paulo e Vinicius Silva, fizeram a separação de diversos kits para confecção de máscaras pelos demais integrantes do PEV em suas residências. A atividade foi desenvolvida na Sala Verde, espaço localizado na UNIVASF – Campus Juazeiro (BA), a sala tem a chancela do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e no local são desenvolvidos pesquisas, capacitações, planejamento e elaboração de atividades (como a de confecção dos kits), desenvolvimento de produtos de mídia, reuniões e ponto de difusão de práticas socioambientais. Desde o início da Pandemia os integrantes do PEV estão desenvolvendo essa atividade em suas próprias residências, com o objetivo de doar o material para populações carentes, unidades de saúde e outras instituições sociais de Petrolina-PE e Juazeiro-BA.

A produção de máscaras de tecido é caracterizada por diversos processos como a marcação, corte do tecido a partir de um molde, costura e finalização da máscara. Com cuidado e atenção, a confecção pode ser realizada com ferramentas e práticas simples de costura, e não exige um ambiente profissional de trabalho. Após a confecção, as máscaras são higienizadas, embaladas e seguem para doação.

Por Douglas Alencar
Categoria: Informativo, Confecção de Máscaras