A ARTE COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA CRIANÇAS 🎨

Utilizar a arte como ferramenta de estudo sobre a educação ambiental e o meio ambiente de forma interdisciplinar é de extrema importância para o aluno e tem sido uma ótima ferramenta de sensibilização já nos primeiros anos escolares.

Pensando nisso, o Programa Escola Verde (PEV) em parceria com o Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Cardoso de Sá, no bairro José e Maria em Petrolina-PE, realizou no último dia 19 de junho de 2022 atividades de arte ambiental para as crianças do pré II da escola, ao todo foi contada a presença de 10 alunos. A atividade consistiu no desenvolvimento de uma pintura com tema ecológico e algumas situações problemas de forma ilustrativa em que era possível assinalar o que era correto ou não em relação as ações humanas na natureza.

Rayanne Victoria, integrante do PEV, conta que o intuito da ação é de sensibilizar os alunos sobre os impactos ambientais em detrimento das ações humanas e que além das atividades manuais ela teve a oportunidade de conversar com todos os presentes sobre temas de grande relevância para o momento sendo eles: o porquê devemos economizar água, o descarte correto do lixo e porque não joga-lo no chão, como também, a importância da reciclagem.

Fica evidente a possibilidade de trabalhar o tema meio ambiente de forma lúdica já nos primeiros anos escolares, o PEV segue no compromisso de movimentar a sociedade para ações que minimizem o impacto do ser humano ao meio ambiente e dentro do campo acadêmico incentivando os professores a levarem os alunos a refletirem sobre os problemas ambientais que estamos vivenciando.

Por Douglas Alencar
Categoria: Arte Ambiental