7 R’s É TEMA DE PALESTRA PARA MAIS DE 250 ESTUDANTES EM SERRITA (PE) 👩🏾‍🏫

A Escola Municipal Francisco Filgueira Sampaio, no município de Serrita-PE, recebeu no dia 14 de junho de 2022 integrantes do Programa Escola Verde (PEV) e a equipe do projeto de extensão do IFSertãoPE, campus Salgueiro, “Navegando nas Redes Digitais e Sociais da Educação Ambiental”. Os servidores da escola e a equipe visitante promoveram diversas atividades de sensibilização, incluindo palestras e oficinas, em comemoração a semana do meio ambiente.

O dia teve sua abertura com a palestra “Reaproveitamento: como podemos salvar o meio ambiente?”, na qual foram abordados os 7R’s da sustentabilidade com ênfase ao reaproveitamento, tendo em vista que em seguida seriam ministradas duas oficinas simultâneas com artesanato sustentável.

Os sete R’s fazem parte de um processo educativo que tem por objetivo uma mudança de hábitos do cotidiano dos cidadãos almejando garantir um futuro melhor para todos. A questão-chave é levar os alunos e toda a sociedade a repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e evitando o desperdício. Compõem os 7 R’s: repensar, recusar, reduzir, reparar, reutilizar, reciclar e reintegrar.

O evento teve como palestrantes os integrantes do PEV Andrielly, Hugo e Matheus, que contaram com o apoio dos servidores Conceição Ribeiro e Fabio Marins. Mais de 250 alunos das turmas da manhã e tarde do 9º do colégio estiveram presentes, tanto na palestra quanto nas oficinas.

A servidora Conceição Ribeiro, coordenadora da atividade destacou: “O sentimento de dever cumprido é grandioso, ver na participação dos alunos que a “semente” que foi plantada em seus corações, estão hoje refletindo em suas atitudes. A esperança de que estejamos diante de futuros cidadãos conscientes e preservadores do meio ambiente.”

A coordenação ainda destaca a inclusão com a participação de Pessoas com Deficiência – PCD, na disponibilização de uma auxiliar para um aluno cadeirante e uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para um aluno surdo. Após a palestra a programação seguiu durante todo o dia com oficinas de reciclagem.

Por Douglas Alencar
Categorias: Educação Ambiental, Ensino, Evento