COLETORES DE PILHAS E BATERIAS SÃO INSTALADOS NA UNIVASF PELO PEV 🔋

As pilhas e baterias são objetos de uso disseminado, entretanto, possuem alto risco de contaminação e de potenciais impactos ambientais quando não descartada de forma correta, podendo chegar em cursos de água e ocasionar diversos malefícios à população. Zinco, chumbo e manganês são exemplos de metais pesados que as compõem.

Na forte intenção de minimizar tais riscos ao meio ambiente, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram, nos dias 7, 8 e 9 de junho, a instalação de coletores de pilhas e baterias em 3 campus da Universidade Federal do Vale do São Franciso (UNIVASF): Juazeiro, Ciências Agrárias e Petrolina, respectivamente. Posterior a instalação, ações de divulgação foram realizadas para que as pessoas pudessem promover o descarte adequado.

A ação conjunta entre os integrantes do PEV movimentou e atingiu mais de 400 pessoas de forma direta e tem um potencial de atingir ainda mais com a atividade continuada de coleta. Em entrevista para a assessoria de comunicação da UNIVASF, o coordenador geral do PEV, Paulo Ramos, professor do Colegiado de Ciências Sociais da instituição, ressalta a importância do descarte consciente e seus benefícios para o meio ambiente. “É fundamental envolver o máximo de pessoas no processo de coleta seletiva e cuidados ambientais, tanto na Semana do Meio Ambiente como em todos os dias”, afirma.

Os coletores estão destinados tanto para comunidade acadêmica como à comunidade externa. Confira abaixo os locais onde você pode descartar com segurança suas pilhas e baterias:

– Campus Petrolina (ao lado da rampa de acesso ao bloco de sala de aulas)
Endereço: Av. José de Sá Maniçoba, s/n – Centro

– Campus Juazeiro (hall de entrada do bloco de sala de aulas)
Endereço: Av. Antônio C. Magalhães, 510 – Country Club

– Campus Ciências Agrárias (Próximo ao Restaurante Universitário)
Endereço: Rodovia BR-407, KM 12, S/n, Projeto de Irrigação Nilo Coelho

Por Douglas Alencar