ENERGIAS RENOVÁVEIS 🌞

As fontes de energia renováveis são aquelas que possuem um ciclo de renovação em escala de tempo humana, ou seja, estão sempre disponíveis para utilização e não se esgotam, sendo a principal delas a energia solar proveniente da luz do sol.

Os tipos de energias renováveis são: solar, eólica, hídrica, biomassa e biogás, geotérmica, maremotriz e de hidrogênio. Sua importância se deve ao fato de serem fontes de energia limpa, inesgotáveis e cada vez mais competitivas em relação às tradicionais.

Elas diferem dos combustíveis fósseis principalmente em sua diversidade, abundância e potencial para uso em qualquer lugar do planeta, mas acima de tudo porque não produzem gases de efeito estufa – que causam mudanças climáticas – e poluem menos o meio ambiente.

Portanto, o uso das energias renováveis é essencial para o futuro da humanidade. A continuação do uso de combustíveis fósseis só agravará os impactos das mudanças climáticas e seus custos. Esse tipo de energia é claramente a solução para muitos problemas globais e espera-se que o Brasil invista cada vez mais nesse setor.

Por Paula Nascimento e João Victor Fernandes
Fonte: Brasil Escola
Categoria: Mídia Ambiental, Energias Renováveis