DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL 📚🌳

Que dia é hoje? 🤔

Dia Nacional da Educação Ambiental 📚🌳♻️

Você sabia?

Esta data tem como objetivo incentivar a reflexão sobre a relevância da responsabilidade em relação as questões ambientais e o quanto se faz necessário o engajamento de mais pessoas nesse exercício de sensibilização coletiva.

É necessário educar as futuras gerações acerca da preservação e conservação do meio ambient. Por isso a educação ambiental está ganhando relevância nos últimos tempos, pela necessidade de sobrevivência da própria espécie humana.

No Brasil, existe a chamada Lei da Educação Ambiental (9.765/99), a qual prevê:

Art. 1º Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Art. 2º A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.

Art. 10º. A educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.

§ 1º A educação ambiental não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino.

Art. 11º. A dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas.

Parágrafo único. Os professores em atividade devem receber formação complementar em suas áreas de atuação, com o propósito de atender adequadamente ao cumprimento dos princípios e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental.