QUIZ DOENÇAS CRÔNICAS E MEIO AMBIENTE 🎮

GABARITO

1 – VERDADEIRO, exemplo de causa ambiental que pode gerar problemas ao nosso organismo é a Poluição atmosférica: relaciona-se com problemas respiratórios, tais como o aumento dos riscos de bronquite, asma, câncer de pulmão e enfisema pulmonar. Vale destacar que a poluição do ar também afeta o coração, desencadeando até mesmo infarto.

2- FALSO, as mudanças em hábitos diários e dietas reguladas e controladas são essenciais no processo. Além disso, o atendimento clínico para o tratamento dessas doenças deve ser acompanhado de psicologia, fisioterapia, nutrição ou outros

3- VERDADEIRO, a relação de DCNTs, abrangendo hipertensão arterial, doença pulmonar obstrutiva crônica, cirrose hepática, nefrolitíase, esclerose múltipla, doença de Alzheimer, obesidade, diabetes mellitus e câncer, entre outras, mostra que elas podem comprometer os diversos aparelhos e sistemas orgânicos.

4- FALSO, é fundamental em qualquer idade e é um dos meios de cuidar da saúde é ter uma melhor qualidade de vida. Além disso, a atividade física é um importante meio de prevenção para combater doenças crônicas como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial.

5- FALSO, nenhum alimento tem o poder milagroso de cura, mas uma dieta equilibrada e adaptada para os portadores de diabetes com certeza é fundamental para que não ocorram problemas.