MATERIAIS DOM√ČSTICOS SERVEM COMO COLETORES DE PILHAS E BATERIAS ūüĒč

Todos temos uma gaveta em casa com pilhas gastas que não utilizamos mais. Guardadas elas apenas ocupam espaço, mas quando são depositadas no lugar certo podem ajudar o meio ambiente e a economia.

Desse modo, coletores de pilhas podem e devem ser instalados nos mais diversos ambientes domésticos ou de trabalho, a fim de que esse material seja coletado por empresas que fabricam esses dispositivos. Os fabricantes nacionais de pilhas possuem uma legislação para cumprir, devendo desenvolver programas de sustentabilidade como a logística reversa, além de terem a obrigação de utilizarem componentes mais amigáveis ao meio ambiente.

Mas, al√©m da obriga√ß√£o dos grandes produtores, devemos tamb√©m fazer o nosso papel. Visando estimular a consci√™ncia ambiental entre familiares, amigos, assim como no ambiente de trabalho, F√°bio J√ļnior, discente do N√ļcleo Tem√°tico de Educa√ß√£o Ambiental Interdisciplinar – NUTEAI da Univasf, recicla vasilhames de sab√£o para confec√ß√£o de porta pilhas.

Essa importante atividade estimula cada vez mais pessoas a realizarem a√ß√Ķes que auxiliam na preserva√ß√£o do meio ambiente, pois com essa atitude consegue-se obter o descarte correto de pilhas, evitando, dessa maneira, a contamina√ß√£o ambiental por metais pesados. Quando cheios, esses porta pilhas devem ser destinados para coletores oficiais que dar√£o o destino adequado. Voc√™ pode obter mais informa√ß√Ķes sobre essas coletas com a Secretaria do Meio Ambiente de sua cidade.

Por: Clodoaldo Pl√°cido
Categoria: Coleta Seletiva