MATERIAIS DOMÉSTICOS SERVEM COMO COLETORES DE PILHAS E BATERIAS 🔋

Todos temos uma gaveta em casa com pilhas gastas que não utilizamos mais. Guardadas elas apenas ocupam espaço, mas quando são depositadas no lugar certo podem ajudar o meio ambiente e a economia.

Desse modo, coletores de pilhas podem e devem ser instalados nos mais diversos ambientes domésticos ou de trabalho, a fim de que esse material seja coletado por empresas que fabricam esses dispositivos. Os fabricantes nacionais de pilhas possuem uma legislação para cumprir, devendo desenvolver programas de sustentabilidade como a logística reversa, além de terem a obrigação de utilizarem componentes mais amigáveis ao meio ambiente.

Mas, além da obrigação dos grandes produtores, devemos também fazer o nosso papel. Visando estimular a consciência ambiental entre familiares, amigos, assim como no ambiente de trabalho, Fábio Júnior, discente do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar – NUTEAI da Univasf, recicla vasilhames de sabão para confecção de porta pilhas.

Essa importante atividade estimula cada vez mais pessoas a realizarem ações que auxiliam na preservação do meio ambiente, pois com essa atitude consegue-se obter o descarte correto de pilhas, evitando, dessa maneira, a contaminação ambiental por metais pesados. Quando cheios, esses porta pilhas devem ser destinados para coletores oficiais que darão o destino adequado. Você pode obter mais informações sobre essas coletas com a Secretaria do Meio Ambiente de sua cidade.

Por: Clodoaldo Plácido
Categoria: Coleta Seletiva