RECICLAR COMO FORMA DE ARTE

A reciclagem é o processo de reaproveitamento dos resíduos descartados, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a sustentabilidade.
 
Pensando nisso, Lívia Gouveia de Miranda e Guilherme Bruno Ferreira, integrantes do Projeto Escola Verde (PEV) realizaram no dia 13/03, a reciclagem de jornais e revistas que iriam para o lixo, para auxiliar em uma atividade que explora o senso artístico de crianças na produção de máscaras artesanais, impactando aproximadamente 10 pessoas.
 
Desse modo, a arte torna-se uma ferramenta de conscientização importante para a educação ambiental, com foco na potencialização de processos de percepção, sensibilidade, cognição, expressão e criação para uma vertente artística denominada arte ambiental.
 
Portanto, essa simples atividade que envolveu sete crianças possibilitou não apenas a ação pedagógica do ensino artístico aos pequenos, mas também a difusão de ideias de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável possibilitada por meio da reciclagem.
 
Por: Clodoaldo Plácido