RECICLAGEM NO TRABALHO PEDAGÓGICO COM CRIANÇAS

A reciclagem é o processo de reaproveitamento dos resíduos sólidos, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.
Pensando nisso, no dia 14/03/2022 a integrante do Projeto Escola Verde (PEV), Cristiane Maria de Souza, trabalhou o tema reciclagem com as crianças do 4º e 5º ano do Centro Educacional Gente Valente, localizado na cidade de Sobradinho-BA. A atividade teve o objetivo de auxiliar na aprendizagem sobre as horas e mobilizou cerca de 20 crianças.
Desse modo, a partir da utilização de alguns CDs velhos, papéis, emborrachados, cola e alfinete foi confeccionado um grande relógio. Por fim, cada criança produziu o seu relógio que serviu como ferramenta para entender o funcionamento desse instrumento muito utilizado no dia a dia, possibilitando a marcação das horas.
A ação possibilitou, além do ensino das horas aos pequenos alunos, a difusão de ideias de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável possibilitada por meio da reciclagem.
É importante o desenvoovimento de ações sustentáveis com as crianças para que elas possuam o contato direto, a fim de se tronarem cidadãos conscientes sobre os cuidados necessários para com o meio ambiente.

Por Clodoaldo Plácido