
Dia Internacional da Mulher
Você sabia?
Maria Quitéria de Jesus nasceu em Feira de Santana (BA) em 1792. Foi uma militar brasileira considerada heroína na luta pela independência do Brasil e a primeira mulher das tropas do Exército.
Maria Quitéria teve atuação destacada em lutas importantes do Brasil, foi condecorada com a Ordem Imperial do Cruzeiro do Sul e é patrona do Exército brasileiro.
Ficou conhecida também porque a contragosto do pai, fugiu de casa e fingiu ser homem para poder entrar nas Forças Armadas, já que a presença feminina era proibida nas tropas naquela época.
O que pouca gente sabe é que depois de lutar muitas batalhas, receber condecorações e ser louvada pelas populações onde passava, Maria Quitéria voltou para a Bahia com uma carta do Imperador, dirigida a seu pai, pedindo que ela fosse perdoada pela desobediência. Casou-se com um namorado antigo, o lavrador Gabriel Pereira de Brito, com quem teve uma filha, Luísa Maria da Conceição.
Maria Quitéria faleceu em Salvador, Bahia, no dia 21 de agosto de 1853. Morreu quase cega e em total anonimato e esquecimento. Seu corpo foi sepultado na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento no bairro de Nazaré em Salvador.