JÁ OUVIU FALAR EM AMBIENTALIZAÇÃO ESCOLAR?

Ambientalização é uma das formas de promover mudanças no ambiente escolar por meio de alterações pedagógicas, curriculares e de gestão das escolas em direção às adequações institucionais sustentáveis, desenvolvendo ações educativas, pedagógicas, de gestão e socioambientais.

A Ambientalização Escolar compreende a inserção de conhecimentos, de critérios e de valores socioambientais nos estudos e currículos das escolas de todos os níveis e modalidades, no sentido de educar para a sustentabilidade ambiental.

Assim, os Projetos Pedagógicos, Curriculos e Planos de Ensino dos cursos devem conter conceitos e instrumentos pedagógicos que permitam entender e apreciar o ambiente em sua complexidade, além de conteúdos que possibilitem os estudantes compreenderem a relação entre a atividade humana e o meio ambiente, de maneira a integrar o fator ambiental em sua formação e futura atividade profissional.

Em sua instituição de ensino tem ocorrido alguma ação para sustentabilidade socioambiental? Comenta aqui.

Por Débora Rocha