ATIVIDADES EDUCATIVAS COM CRIANÇAS POR MEIO DE RECICLAGEM

A reciclagem é um processo de conversão do desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água. Além de reduzir a necessidade de tratamento do resíduo e a emissão de gases do efeito estufa.
 
Sendo assim, Cristiane Maria de Souza Moreira, discente do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar-NUTEAI da UNIVASF, nos dias 23 e 24 de fevereiro, no Centro Educacional Infantil Gente Valente, na cidade de Sobradinho-BA montou, com material que iria para o lixo jogos educativos para crianças do maternal.
Desse modo, uma caixa de panetone, esponjas, papel madeira, durex e papéis coloridos foi construído um dado de forma geométricas, a fim de apresentar as formas planas de polígonos para as crianças.
 
Ainda com um pedaço de papelão e rolos de papel colorido foi produzido um jogo de associação das cores primárias, em que a criança deverá por tampinhas de garrafa no recipiente da cor indicada.
 
Portanto, cerca de vinte crianças participaram das atividades. Dessa forma, essas ações educativas com o uso de material reciclado estimula a consciência desses pequenos alunos, além de proporcionar a facilitação do aprendizado em outras áreas do conhecimento.
 
Por: Clodoaldo Plácido