COMPOSTAGEM: TÉCNICA DE ENRIQUECIMENTO DO SOLO E FERRAMENTA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por microrganismos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, com substâncias capazes de enriquecer o solo. Com essa ação, a ideia da educação ambiental é promovida, pois estimula a utilização eficiente de resíduos orgânicos.
 
Nesse sentido, os integrantes do Projeto Escola Verde (PEV) realizaram entre os dias 06/02 e 10/01 atividades de compostagem doméstica em solo e em recipiente, nas cidades de Jaguarari-BA e Petrolina-PE e São José do Belmonte-PE. A compostagem foi realizada a partir de resíduos orgânicos gerados no próprio ambiente, bem como a utilização de estrumes bovino e de galinha. Ao todo a atividade impactou diretamente aproximadamente 10 pessoas do núcleo familiar dos integrantes.
 
A atividade desenvolvida no povoado de Catuni da Grota na zona rural de Jaguarari-BA mobilizou diretamente as pessoas daquela família, sendo assim o estudante Adsson Kauan Neto, neto do senhor Antônio Pereira Dias, ressaltou: “Achei muito importante esta atividade, porque foi possível aproveitar os estrumes de gado e galinha além das palhas de capim e bananeira”.
 
Participaram das ações os integrantes do PEV: Antônio Messias, Carla Gilvanete e Ozair Izaias.
 
Por: Clodoaldo Plácido