HORTAS DOMÉSTICAS E SEUS BENEFÍCIOS

Além de ter uma grande importância no campo econômico para a família, cultivar sua própria horta também colabora para uma alimentação mais saudável, livre de agrotóxicos, sendo essencial para a melhoria da qualidade de vida.
 
Nesse sentido, nos últimos dias 26 e 27 de janeiro os integrantes do Projeto Escola Verde (PEV), Carina Oliveira Rios e Roney da Silva Arraes, realizaram mobilizações para a produção de hortas domésticas. Carina realizou a ação no Residencial Praia do Rodeadouro em Juazeiro – BA, já Roney no Centro de Pio IX-PI, mobilizando cerca de 8 pessoas no total.
 
No Residencial Praia do Rodeadouro, Carina Rios, com a ajuda de moradores e em uma área comum, trabalharam a terra, adubaram e realizaram o plantio das sementes de hortaliças.
 
Por sua vez, Roney realizou a plantação de boldo, uma planta rica em propriedades medicinais, muito utilizado como recurso caseiro para estimular funções do fígado e melhorar a digestão.
 
Portanto, é possível observar a importância da horta doméstica sob o ponto de vista nutricional, como forma de terapia ocupacional, na melhoria do hábito de consumo das pessoas, na economia das famílias e até na manutenção e/ou melhoria da saúde e prevenção de doenças.
 
Por: Clodoaldo Plácido