ATIVIDADES DE ARBORIZAÇÃO GANHAM FORÇA

A ação de arborização proporciona inúmeros benefícios ao meio ambiente e a população, além de proteger o solo e a fauna, as árvores amenizam a poluição atmosférica, absorvem radiação solar diminuindo a reflexão, refrescam o ar ao aumentar a umidade atmosférica e em alguns casos proporcionam deliciosos frutos para consumo.
 
Pensando nisso, os integrantes do Projeto Escola Verde (PEV) realizaram atividades de arborização entre os dias 26/01 e 08/02/2022 nas proximidades e cidades de Lagoa Grande-PE, Petrolina-PE, Pio IX-PI e São José do Belmonte-PE. Foram realizados os plantios de Goiaba, Mamão, Bananeiras e diversas outras espécies locais, sensibilizando aproximadamente 10 pessoas nas diferentes cidades.
 
O plantio das mudas aconteceu em diversas localidades, incluindo a residência dos integrantes, sítios, bem como em propriedades de amigos e familiares, estes que aprovaram a iniciativa e se comprometeram a cuidar das mudas plantadas.
Além dos benefícios microclimáticos, a atividade de arborização desempenha papel fundamental na educação ambiental, ao sensibilizar a população sobre os benefícios, e promover a simplicidade da atividade, que pode ser incentivada ao círculo social do participante e tem um potencial de escalabilidade enorme.
 
Josilene Francisca da Silva, uma moradora que participou das ações de arborização no PIO IX ressaltou a importância da atividade: “Com árvores fica tudo melhor, por isso a gente sempre tem que estar plantando e cuidando daquelas que foram plantadas, para deixar o ambiente mais frio, mais bonito, com sombra, e também por causa do meio ambiente que é nossa obrigação cuidar”.
 
Participaram das ações os integrantes do PEV, Iara Ktillem, Laura Cardoso, Rayane Victória, Roney da Silva e Ozair Izais.