ARTESANATO ATRAVÉS DA RECICLAGEM

Você sabia que a garrafa PET pode levar até 600 anos para se decompor? Segundo o Ibama esse tempo pode variar entre 200 e 600 anos a depender das condições. O ato de reciclar contribui para o desenvolvimento sustentável do planeta, reduzindo a extração de matéria prima e a emissão de gás carbono na atmosfera, além disso, preserva os ecossistemas e a vida selvagem.

Cientes dos benefícios da reciclagem, os integrantes do Projeto Escola Verde (PEV) Alda Letícia, Antônio Messias, Bruna Liandra, Cristiane Maria, Liliany Januário, Livia Golveia e Raquel Miriam reaproveitaram materiais como papelão, garrafas pets, garrafas de vidro, madeiras e muitos outros materiais para criação e confecção de itens artesanais, como jarros de flores, bancos, porta guardanapos, brinquedos e decorações.

As atividades ocorreram entre os dias 10/12/2021 e 22/01/2022, na sua grande maioria na própria residência das integrantes, com exceção da oficina de reciclagem ministrada pela Cristiane e da aula expositiva em que o Antônio Messias participou, que aconteceu no Centro Educacional Infantil Gente Valente em Sobradinho-BA e no instituto de educação e formação em Pindobaçu-BA respectivamente, ambos impactaram diretamente 40 alunos e professores que estavam presentes.

Ao todo, aproximadamente 80 pessoas foram impactadas diretamente por essas ações, mas o impacto que a reciclagem tem para o meio ambiente e para toda a sociedade é com certeza maior. O ato de reciclar estimula a criatividade e sensibiliza para a preservação do meio ambiente.