SEGURANÇA HIDROVIÁRIA É TEMA DE CURSO ORGANIZADO COM A COLABORAÇÃO DO PEV

Um dos problemas enfrentados pelas embarcações de rios, mares e lagos, é o desafio em garantir a segurança dos tripulantes e passageiros. Problema evidenciado depois do recente acidente em Capitólio (MG).
 
Com esta preocupação, o Programa Escola Verde oganizou em parceria com a Marinha do Brasil, o Curso de Especialização em Segurança de Passageiros (ESEP), entre os dias 20 e 23/12/2021, no município de Sento Sé (BA).
 
O curso teve como objetivo qualificar profissionais que trabalham com transporte de passageiros de modo hidroviário, para que possam prevenir e prestar o devido suporte a eventuais vítima de acidentes e problemas que possa vir a ocorrer no trajeto de uma embarcação.
 
A coordenação do Curso foi realizada pela integrante do PEV Helisandra dos Reis.
 
O curso contou com a participação de mais de 30 pessoas membros da brigada da marinha, pescadores locais, guarda municipal e profissionais que trabalham com o transporte de passageiros, inclusive no Rio São Francisco.
 
A realização do curso no município de Sento Sé acontece de maneira estratégica, já que o município está na rota de turismo nacional e transporta diariamente um grande volume de passageiros por meio de hidroviários. Além da segurança, foram pautas do curso diversos outros assuntos de vital importância, como a educação ambiental, a necessidade de cuidados com o rio, a sustentabilidade e o trabalho em equipe.
 
Por Luis Eduardo Souza