O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Desde o Relatório Brundtland, em 1987, usamos o termo “desenvolvimento sustentável”. Mas será que entendemos o seu conceito? 
 
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Desenvolvimento Sustentável não está pautado somente em questões ambientais, mas perpassa por várias dimensões da sociedade, baseando-se em três principais pilares indissociáveis: econômico, social e ambiental.
 
Econômico: refere-se ao equacionamento da produção de bens, serviços e tecnologias, visando uma economia solidária e responsável ambientalmente e o que prevalece em relação aos outros.
 
Social: refere-se a todos os campos que visam oferecer mais qualidade de vida e igualdade de oportunidade às populações.
 
Ambiental: refere-se à compreensão de que esse planeta é a nossa casa e não podemos colocar em risco os elementos naturais que sustentam a integridade global do ecossistema, preservado os recursos naturais, fauna e flora.
 
Sem esses três pilares, o Desenvolvimento Sustentável não se sustenta. Eles precisam estar alinhados e equilibrados para alcançarmos um desenvolvimento saudável, que satisfaça as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades.
 
Por Carina Rios