ONCOLIGA REALIZA EVENTO EM PARCERIA COM O PEV

A Liga Acadêmica de Oncologia da UNIVASF (Oncoliga) realizou, em parceria com o Projeto Escola Verde, neste dia 24/01 o primeiro Minicurso de Introdução aos Cuidados Paliativos.
 
O evento foi voltado aos ligantes da Oncoliga e aos internos de Medicina da UNIVASF, contou com a participação de cerca de 30 pessoas e aconteceu no auditório do Hospital Universitário (HU-UNIVASF). Os profissionais Gabriela Santana e Josenon Gomes abordaram temas desde conceitos iniciais, falando sobre o paciente e sua família, ao controle dos sintomas.
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define CP como um conjunto de “assistências promovidas por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”.
 
Os CP ainda são pouco conhecidos pela maioria da população brasileira e também se configuram como de difícil aplicação pelos profissionais da saúde em certos aspectos. Esse pouco conhecimento também se deve a visão errônea de que os cuidados paliativos devem ser realizados somente em pessoas que se encontram em seus momentos finais de vida.
 
Nesse sentido, o minicurso aproxima os CP da realidade do Vale do São Francisco ao promover uma profissionalização dos futuros assistentes de saúde da região, algo que impactará positivamente a população atendida.