PRODUÇÃO DE SABÃO COM ÓLEO DE COZINHA

Na semana do dia 02/01/2022, Paulo Macedo, integrante do Projeto Escola Verde, solicitou aos seus vizinhos de condomínio, no Centro de Petrolina-PE, que não descartassem o óleo de cozinha usado durante a semana, a fim de que no final de semana seguinte ele pudesse recolher, para que fosse reciclado.
 
Assim, no dia 09 de Janeiro, cerca de 3 litros de óleo de cozinha utilizado foi recolhido na vizinhança e em um local arejado de sua residência conseguiu produzir cerca de 5 quilos de sabão, o qual foi dividido entre os vizinhos que realizaram a doação do óleo.
 
No dia a dia da sociedade, o óleo de cozinha é um líquido usado, principalmente, para fritar alimentos em uma grande quantidade. Infelizmente, em muitos casos, esse óleo de cozinha usado em residências, bares e restaurantes acaba sendo descartado de forma incorreta, como por exemplo nas pias de cozinha.
Outras pessoas já preferem colocá-lo em algum recipiente vedado e descartá-lo com o lixo orgânico comum. Entretanto, todos esses métodos de descarte do óleo de cozinha são meios de contaminação do meio ambiente, podendo poluir as águas, o solo e até mesmo a atmosfera.
 
A ação realizada pelo integrante do projeto contribui com o meio ambiente, fazendo com que não houvesse poluição através do descarte inadequado do óleo utilizado. Além disso, é uma forma de mobilizar as pessoas para que desenvolvam ações sustentáveis.
 
A atividade mobilizou cerca de 20 pessoas entre os vizinhos e parentes. A vizinha, Pollyana Nascimento, ressaltou que já sabia que “uma gota de óleo queimado contamina vários litros de água. Acho bastante interessante essa proposta, porque acaba sendo uma relação de ganha-ganha com a natureza”.
 
Por Clodoaldo Plácido