COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA ILHA DO FOGO

O acúmulo de lixo representa um risco à saúde das pessoas e ao meio ambiente, já que além de degradar, contribui para a proliferação de insetos e vetores transmissores de doenças.
 
Com esta preocupação, integrantes do Programa Escola Verde, Amauri Plácido, Carla Gilvanete, Emanuel Ribeiro, Igor Fellipe, Ismael Vanio, José Nilton, Luamar da Silva, Millene Kelle, Nayara Noronha e outros, desenvolveram ações de coleta sletiva na Ilha do Fogo localizada entre Petrolina – PE e Juazeiro – BA, para a promoção da coleta seletiva para que seja uma prática cotidiana da população.
 
Durante a semana nos dias de 7 a 12/12/21, percorreram o perímetro da ilha recolhendo os resíduos descartados incorretamente e sensibilizando os frequentadores do local.
 
Participaram dessas ações aproximadamente 20 integrantes do PEV e foram impactados cerca de 50 outras pessoas que visitavam a Ilha do Fogo durante as ações. Foram coletados cerca de 100 Kg de resíduos que agora poderão ter destinação correta.
 
Todos os dias, descartes inadequados de resíduos são realizados na Ilha do Fogo, por diversos fatores (Culturais, faltam pontos de coleta estratégicos, etc.,) por esse motivo, as ações foram realizadas em um curto espaço de tempo visando sensibilizar os visitantes do local para o descarte adequado dos resíduos gerados. Para os participantes, foi consenso de que o local precisa de ações constantes para sensibilizar e informar os visitantes sobre a situação atual da ilha e como esse quadro pode ser revertido.
 
O integrante do PEV Marciano Carvalho da Silva após o término da ação realizada no dia 12/12 explicou que “foi muito benéfico de maneira gera. Acredito que essa deveria ser uma ação contínua aqui na localidade, para sensibilização dos visitantes”, argumentou.
 
Por: Luis Eduardo
Categoria: Coleta Seletiva