AMBIENTALIZAÇÃO MOBILIZA ESCOLAS

A ambientalização é uma das formas de promover a Educação Ambiental no ambiente escolar através de mudanças pedagógicas, curriculares e de gestão das escolas em relação às adequações institucionais sustentáveis, desenvolvendo ações educativas, de gestão e socioambientais nesse ambiente. Em decorrência do retorno gradual das atividades escolares, essas ações de Ambientalização vêm ganhando força e despertando um maior interesse de gestores e professores.

Neste sentido, entre os dias 25/11 e 03/12/2021, integrantes do Projeto Escola Verde desenvolveram atividades de Ambientalização na Escola Estadual do N-6 e na Escola Municipal Miguel Arraes, ambas localizadas no município de Petrolina-PE. Durante as ações foi apresentado o Projeto, discutidos sobre temas ambientais, necessidades das escolas e sobre as possíveis atividades a serem desenvolvidas no ambiente escolar.

Dentre as temáticas abordadas destaque para a Lei 9.765/99, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030, Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e a questão ambiental e interdisciplinar na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As atividades foram realizadas pelos integrantes João Marcos Lima, Raquel Miriam Pereira e Emanuel Ribeiro, com o apoio dos professores e das coordenações pedagógicas, mobilizando cerca de 30 professores e alunos.

Por Fernanda Coelho
Categoria: Ambientalização