DIA MUNDIAL DO URBANISMO

Que dia é hoje? 🤔

Dia Mundial do Urbanismo

Você sabia?

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1949 e é celebrada em mais de 30 países, entre eles o Brasil.

Desde o princípio, a data tem como compromisso o debate pela busca de soluções para promover uma melhor qualidade de vida para a população. Entre os temas debatidos estão o sistema de transportes, locais para habitação, soluções de lazer e planejamento de áreas verdes.

Uma questão premente para o urbanismo atual é o equilíbrio entre o meio antrópico (urbanizado) e o meio natural nas cidades.

Assim como a água encanada e sistema de esgoto, o índice de arborização de uma cidade, por exemplo, é um dos fatores determinantes para a qualidade de vida de uma população, segundo o IBGE.

O planejamento urbano envolve, além dos arquitetos, cientistas sociais, geógrafos, entre muitos outros. Trata-se do campo que planeja e propõe modificações nas cidades.

A crise sanitária em razão da pandemia da covid-19, ressaltou ainda mais a importância do trabalho desses profissionais na construção de moradias dignas e cidades saudáveis.

Por Fernanda Coelho
Fonte: CAU/BR

DIA MUNDIAL DO URBANISMO