DIA MUNDIAL DO PÃO

Que dia é hoje? 🤔

Dia Mundial do Pão 🍞🥖

Você sabia?

1. O pão é um dos alimentos mais disseminados e consumidos em todo mundo.

2. Estudos apontam que o pão teria surgido na Mesopotâmia cerca de 4 mil anos antes de cristo. Imagina-se que ele tenha aparecido pouco depois que se descobriu como cultivar o trigo.

3. Existem registros históricos de processos de fermentação do pão desde 2.000 anos antes de Cristo.

4. No antigo Egito, o pão era usado até para pagar os salários. Um dia de trabalho correspondia a três pães e dois vasos grandes de cerveja.

5. Há indícios de que as primeiras padarias tenham surgido no Egito antigo e de lá se espalhou para outras regiões.

6. Durante o Império Romano os pães eram feitos em locais específicos que ficaram conhecidos como padarias.

7. A famosa queda da Bastilha teve como um dos principais motivos o pão. Na época, às vésperas da Revolução o povo vivia faminto, a rainha Maria Antonieta teria supostamente dito: “Que comam brioches” (tipo de pão). Em um ato de arrogância.

8. Os cristãos encaram o pão como um símbolo divino. Assim como o pão alimenta o corpo a divindade alimenta a alma.

9. Na cultura judaica o fermento usado no pão simboliza a corrupção. Por isso, em seus rituais religiosos e em datas específicas eles costumavam oferecer a Deus os chamados pães ázimos. Ou seja, pães sem fermento.

10. O nosso conhecido pão francês nem de longe é popular na França. Por lá o pão preferido chama-se baguete. Eles chamam o nosso pão de pistolle (pistola).

11. O povo que mais come pão na face da Terra são os russos. Estima-se que por ano são 120 quilos por pessoa. Em segundo lugar está o Chile, com 93 quilos por pessoa.

12. O pão fica duro com o passar do tempo, porque, ao contrário do biscoito que fica mole por absorver umidade, ele perde umidade.

13. De acordo com a OMS o consumo considerado ideal do pão é de 250 gramas, por pessoa e por dia, do integral, que possui menos calorias.

14. A comemorativa do Dia Mundial do Pão foi instituída pela International Union of Bakers-Confectioners (UIB) em 2000 para celebrar este alimento essencial.

Fonte: harpyja.com.br

DIA MUNDIAL DO PÃO