DIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Que dia é hoje? 🤔

Dia da Ciência e Tecnologia 🧬🧪⚗️🔭🔬⚛️

Você sabia?

Ciência é todo conhecimento ou prática obtidos através de procedimentos sistemáticos e rigorosos.

No atual contexto de pandemia do coronavírus, a ciência se reveste de grande importância humanitária para o combate ao vírus e superação da doença.

Algumas curiosidades descobertas pela ciência:

1. As marés são provocadas pela força de atração solar e lunar. Quando o Sol e a Lua formam um ângulo reto em relação à Terra, essas forças de atração tendem a se anular, produzindo marés de amplitude mínima ou marés baixas. Quando os dois astros estão na mesma linha, a atração torna-se máxima e provoca as marés altas.

2. O céu da Terra é azul porque as moléculas de nitrogênio e de oxigênio, que formam a maior parte da atmosfera, filtram a componente azul da luz solar. Já em Marte, o céu é cor-de-rosa, em Urano é verde, em Vénus é amarelo-laranja, em Júpiter é preto e não se veem estrelas, e em Plutão é negro, mas estrelado.

3. Marte é o planeta mais parecido com a Terra. Possui calotes geladas nos polos, tempestades de areia, nuvens brancas que flutuam na atmosfera, características que se alteram sazonalmente e também um dia de 24 horas como na Terra.

4. Quando uma pessoa está cansada e sonolenta, o processo da respiração é, por vezes, involuntariamente suspendido por alguns momentos. O organismo reage logo, porque esta situação é perigosa, provocando uma reação semelhante a um espasmo dos músculos da boca, garganta e peito, a qual desencadeia uma inspiração profunda, de modo a compensar a paragem na respiração. É o “bocejo de sono”.

5. O corpo humano carrega cerca de 4 litros de sangue, que irrigam uma rede de 200 000 km de artérias, veias e capilares.

6. O coração de um homem adulto é do tamanho de um punho fechado e pesa, em média, 340 gramas. Funciona a um ritmo de 72 batidas por minuto, 104 000 por dia, 38 milhões por ano e algo em torno de 2,5 bilhões ao longo de toda a vida.

Fonte: http://naturlink.pt/

DIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA