DIA MUNDIAL DA LAVAGEM DAS MÃOS

Que dia é hoje? 🤔

Dia Mundial da Lavagem das Mãos 💦💦

Você sabia?

O Dia Mundial da Lavagem das Mãos (Global Hand Washing Day) é uma campanha educativa levada a frente por governos e empresas em todo mundo, pela promoção da lavagem das mãos de forma correta, com água e sabão, com o objetivo de diminuir o número de doenças e até mortes causadas por doenças infecciosas.

Embora pareça uma ação simples e fácil, a higienização das mãos, de uma forma geral, é um hábito negligenciado em todo o mundo e em todas as classes sociais. Ressaltando, mais uma vez, a importância desta campanha.
Já existe comprovação científica que o hábito de lavar as mãos pode salvar muitas vidas e evitar várias doenças, inclusive que a pandemia do coronavírus COVID-19 se propague.

Conta a história que o Dr. Ignaz Semmelweis, em 1847, na Áustria, ao perceber que as crianças morriam menos ao nascer quando vindas ao mundo pelas mãos limpas das parteiras e não pelas mãos sujas e ensanguentadas dos médicos da época, ficou entusiasmado com sua descoberta e saiu correndo pelas ruas gritando “lavem as mãos, lavem as mãos”.

Como lavar as mãos corretamente:

* Abra a torneira e molhe as mãos;
* Feche a torneira e use sabão ou detergente;
* Esfregar as palmas das mãos;
* Esfregar todos os dedos e os espaços entre os dedos;
* Esfregar as pontas dos dedos e as unhas (de ambos os lados das mãos);
* Abra a torneira e retire bem o sabão com água, enxugue com um pano limpo.

Fonte: amib.org.br