DIA NACIONAL DA PECUÁRIA

Que dia é hoje? 🤔

Dia Nacional da Pecuária 🐄🐂

Você sabia?

A pecuária é uma das atividades que mais impulsiona a economia do Brasil. Ela corresponde a qualquer ação ligada ao tratamento, criação e reprodução de rebanhos. Portanto, fazem parte da a criação de bois, porcos, aves, cavalos, ovelhas, coelhos, búfalos, etc. Está presente, geralmente, na zona rural e é destinada a produção de alimentos, tais como, leite e seus derivados, carne, roupas, calçados, couro, lã, etc.

É a única atividade do agronegócio que está presente em 100% dos municípios brasileiros, gerando mais de 7 milhões de empregos diretos e subprodutos para cerca de 50 segmentos industriais.

Além disso, representa 8,5% do PIB do Brasil.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), o Brasil produz dez milhões de toneladas de carne bovina. Desse total, 20,8% são negociados para dezenas de países em todo o mundo.

Em agosto desse ano, o Brasil ultrapassou, pela primeira vez, a barreira das 200 mil toneladas de carne bovina exportadas em um único mês.

Fontes:
1. Dia Nacional da Pecuária celebra atividade. Conselho Federal de Medicina Veterinária, 14 de Out. de 2020. Disponível em
2. Brasil bate recorde de exportação de carne bovina em agosto. Forbes Brasil, 4 de Set. de 2021. Disponível em:

Por Fernanda Coelho
Categoria: Que dia é hoje?

 DIA NACIONAL DA PECUÁRIA