ADOTE O USO DE CANECAS E SEJA UM PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

Muito usado no Brasil na hora de tomar café ou água, o copo descartável costuma ser visto como sinônimo de economia de água e praticidade, mas a questão é mais complicada do que parece quando avaliamos o impacto dos copos descartáveis do ponto de vista ambiental.

Os objetos plásticos descartáveis são um recurso amplamente utilizado nas esferas pública e privada e têm causado sérios problemas ao meio ambiente, em razão do seu descarte indiscriminado na natureza e do longo período de sua decomposição, que pode chegar até 400 anos.

O copo descartável é o material com menor índice de reciclagem. A maior causa disso é baixo custo de mercado. As empresas e cooperativas de reciclagem pagam em torno de R$0,20 pelo kg do copo, o que acaba gerando desinteresse por parte dos catadores. Além disso, o consumo de água para a produção de copos descartáveis é cerca de 10 vezes maior que o consumo de água para lavagem e reutilização de um copo durável.

Como alternativa para os famosos copos descartáveis podemos abrir mão de copos e canecas reutilizáveis. Essas podem ser de alumínio, porcelana, vidro… Obviamente, nenhum material é 100% bom para o meio ambiente já que geram resíduos finais, porém à luz das projeções atuais, demonstram que a reutilização de copos é a melhor aposta para um consumo consciente.

Fonte:
www.ecycle.com.br
www.tjpi.jus.br
www.segurancadotrabalhonwn.com

Por Sebastião Callou

USO DE CANECAS