PRODUÇÃO DE MATERIAL DE HIGIENE POR INTEGRANTES DO PEV

Entre os meses de fevereiro a maio, voluntários do Projeto Escola Verde, com a supervisão de professores, produziram itens de higiene pessoal, limpeza e desinfecção no Laboratório Farmacotécnico Hospitalar – Policlínica Univasf/Ebserh, destinados para doação junto ao Hospital Universitário e Unidades de Saúde das cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, em colaboração ao combate da Pandemia da COVID-19.
Foram produzidos sabonete líquido e álcool 70%, os quais foram envasados em garrafas PET para doação. As embalagens foram selecionadas de acordo com as condições adequadas de uso e higienizadas com água, sabão, água deionizada e álcool 70%.

Izabela Fonseca, integrante do Projeto Escola Verde e uma das voluntárias na ação, explicou como funcionou o processo: “O setor de administração é responsável pelo recebimento da matéria-prima e o controle de saída do produto acabado. No setor de embalagens, tanto a matéria prima quanto as embalagens vazias são higienizadas e depois transferidas para o setor de produção. Na produção, são produzidos os valores a 70%, usa-se o alcoômetro para analisar o teor de álcool absoluto e o termômetro para saber a temperatura. Em seguida os lotes passam por um rigoroso controle para garantir os padrões de qualidade.”

Vale ressaltar que a produção foi realizada seguindo todas as orientações do POP (Procedimento Operacional Padrão). E que ao fim das atividades no laboratório é feita a higienização das bancadas com álcool etílico hidratado. Assim como todas as vidrarias, funis, barriletes e baldes foram lavados com água da torneira, sabão, água deionizada e álcool 70º INPM.

Cerca de 20 integrantes do Projeto Escola Verde participaram das ações neste período e produziram cerca de 40 litros de sabão líquido e 400 litros de álcool 70%, com a supervisão da profa Dra Joyce Kelly.

Por Fernanda Coelho
Categoria: Produção de Álcool