DIA NACIONAL DO TRÂNSITO

Que dia é hoje? 🤔

Dia Nacional do Trânsito 🚐🛵🚓🚌🚗🚙🚕🚲

Você sabia?

O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. A fim de conscientizar os condutores e população em geral, todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) é um órgão que executa o cumprimento das normas de trânsito, faz parte da União e rege os Detrans Estaduais. Existe também o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que é responsável pelas normas e pela atualização do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o qual se você desobedecer pode levar multas e perder pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê:

1. Multa e pontos na carteira para quem jogar objetos e lixo em via pública – O artigo 172 do CTB é bem rigoroso sobre o assunto e pode lhe multar pelos mínimos objetos ou lixo jogado pela janela.
2. É permitido dirigir sem camisa e descalço.
3. Não pode abrir muito a porta do carro, embora existem muitos desavisados que escancaram a porta ao desembarcar. Também o embarque e desembarque, segundo o artigo 49, só pode ser feito pelo lado da calçada, exceto pelo condutor.
4. Não é permitido grávida ao volante no nono mês de gestação para segurança do bebê e da grávida também.
5. Proibido andar com veículo desligado, a famosa “banguela”.
6. Não pode dirigir com o braço para fora do veículo. O artigo 252 é bem taxativo no que diz respeito a isso, mesmo para cumprimentar alguém na rua pode gerar uma infração média.
7. Infração média do motorista que jogar água nos pedestres.
8. É multa prevista no CTB, artigo 181, impedir a via pública por falta de gasolina.
9. Não são apenas os motoristas e seus veículos que podem receber uma multa. O pedestre que não respeitar um sinal de trânsito ou andar fora da faixa, por exemplo, também pode ser multado.

Fonte:
CALENDARR. Dia Nacional do Trânsito. Disponível em: .

Categoria: Que dia é hoje?

DIA NACIONAL DO TRÂNSITO