GOVERNANÇA DA ÁGUA E GESTÃO HÍDRICA SÃO TEMAS DE PESQUISAS DO PEV

Uma série de pesquisas está sendo desenvolvida por integrantes do Programa Escola Verde, sobre problemáticas relacionadas aos recursos hídricos da região do Vale do São Francisco.

As pesquisas chanceladas pelo PEV foram registradas na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPEGI), da Universidade de Pernambuco (UPE), e contam com o apoio de fomento da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).

Os estudos estão sendo desenvolvidos por Rafael Dias da Silva, Juciene Lima, Ericsson Adler, Geilson Brito, Jeniffer dos Santos e Wérika Matos, sob a orientação do Prof Dr Sidclay Pereira, Coordenador do PEV na UPE.

RESULTADOS

Os resultados parciais indicam a necessidade de enfrentamento da crescente degradação dos recursos hídricos, falta um plano de gestão das águas articulado entre os atores sociais, sociedade civil organizada, Governo do Estado e Prefeituras, que garanta acesso, qualidade e distribuição equânime da água.

Ao final das pesquisas espera-se apresentar uma proposta de modelo de governança da água, que possa superar as atuais dificuldades e impasses do modelo atual, e avançar na resolutividade dos problemas e experiências já acumulas no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

PROJETOS

* Governança da Água no Semiárido Brasileiro – Um Estudo Sobre a Gestão Hídrica na Região do Vale do São Francisco (1985-2022)
* Proposta de um Modelo de Organização da Governança da Água em Petrolina (PE) a partir da Gestão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF)
* Em Busca de um Modelo Sustentável de Governança da Água Para Petrolina (PE) a Partir da Análise da Gestão Hídrica Recente (2016-2021)
* A Importância do Rio São Francisco Para o Bairro Angari, em Juazeiro-BA
* Da Discordância ao Descaso: Trazendo a Luz o Caso da Gestão da Água na Região Urbana do Município de Petrolina (2014-2021)
* Impactos Ambientais Causados Por Depósito Irregular de Esgoto na Lagoa do Bairro Dom Avelar, na Cidade de Petrolina, Pernambuco
* A Gestão Hídrica no Município de Barreiras (BA): Um Estudo de Caso do Rio de Ondas (2010-2020)

Categoria: Pesquisa

GOVERNANÇA DA ÁGUA E GESTÃO HÍDRICA SÃO TEMAS DE PESQUISAS DO PEV