DIA INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR

Que dia é hoje? 🤔

Dia Internacional da Agricultura Familiar 🌱

Você sabia?

Agricultura familiar é a prática agrícola exercida pelo núcleo familiar em pequenas e médias propriedades, geralmente cultivando alimentos diversificados e sem, ou com pouco, uso de agrotóxicos.

De acordo o Censo Agropecuário, realizado pelo IBGE, em 2017, em mais de 5 milhões de propriedades rurais de todo o Brasil, aponta que 77% dos estabelecimentos agrícolas do país foram classificados como da agricultura familiar. Em extensão de área, a agricultura familiar ocupava no período da pesquisa 80,9 milhões de hectares.

De acordo com o levantamento, a agricultura familiar empregava mais de 10 milhões de pessoas em setembro de 2017, o que representa 67% do total de pessoas ocupadas na agropecuária.

Conforme o censo, os agricultores familiares têm participação significativa na produção dos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros. Nas culturas permanentes, o segmento responde por 48% do valor da produção de café e banana; nas culturas temporárias, são responsáveis por 80% do valor de produção da mandioca, 69% do abacaxi e 42% da produção do feijão.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

DIA INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR