IMPACTOS DA POLUIÇÃO SONORA

O que é a poluição sonora?

É um tipo de poluição que ocorre quando os ruídos e sons ultrapassam os níveis apontados como normais para não prejudicar a audição humana., até 50 decibéis.

O som em alto volume afeta a saúde física e mental das pessoas.

Existem estudos que citam uma adaptação de pessoas aos ruídos, fazendo que o desgaste auditivo e/ou psíquico seja imperceptível durante algum tempo.

De onde pode vir esses sons que prejudicam a saúde?
– Aparelhos de sons, como uso prolongado de fones de ouvido em alto volume, entre outros;
– Ruídos urbanos rotineiros como buzinas, sirenes de carros, construções civis, máquinas;
– Casas noturnas, shows com uso do som que ultrapassa os níveis normais audíveis.

Quais são seus impactos negativos na saúde humana?
Alterações comportamentais, orgânicas e de humor como agressividade, nervosismos, impaciência e até surdez. Pode acontecer redução da realização de trabalho com perda de concentração e de percepção audível o que, consequentemente, pode aumentar os acidentes. Os distúrbios do sono como a insônia estão sendo retratadas na população atual que vive em grandes centros urbanos. Além disso, é importante destacar as perturbações psicológicas.

Quais efeitos da poluição sonora na fauna e na flora?
Os efeitos na saúde não afetam somente humanos, mas também os animais e as vegetações. Existem espécies de plantas que sofrem desidratação e diminuição do seu crescimento quando submetidos aos ruídos constantemente. Quanto aos animais silvestres, estes sofrem de forma parecida com os humanos ou até mais graves, pois alguns animais precisam da sua audição para caçar ou para se defender dos perigos.

Por: Rebecca Leão e Adeildo Magalhães.
Fonte: ambientelegal.com.br | LACERDA, Adriana Bender Moreira de et al, 2005.

IMPACTOS DA POLUIÇÃO SONORA