DIA MUNDIAL DA SAÚDE OCULAR

Que dia é hoje? 🤔

Você sabia?

Evite coçar os olhos. O hábito, muitas vezes, é instintivo, mas a longo prazo, pode haver prejuízos à visão. A estrutura ocular é frágil e o hábito pode se tornar um fator de risco para o desenvolvimento do ceratocone. Além disso, as mãos carregam impurezas e a contaminação pode resultar em uma conjuntivite bacteriana ou viral.

Não durma sem retirar toda a maquiagem. Não remover produtos de beleza corretamente pode provocar problemas como irritação e inflamação na região ocular.

Mantenha doenças crônicas sob controle. O acompanhamento médico é extremamente importante para quem convive com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Sem o tratamento adequado, podem haver sérias complicações relacionadas à visão, incluindo cegueira.

Não fume. O tabagismo é um vício altamente nocivo para a saúde como um todo e, claro, está relacionado a problemas de visão, como DMRI, catarata e lesões no nervo óptico, capazes de causar cegueira irreversível.

Cultive bons hábitos. A prática regular de atividades físicas e a alimentação balanceada são parte de uma vida mais saudável e também fazem bem para a saúde ocular.
Faça pausas para repouso. Quem trabalha por longos períodos em frente ao computador tende a piscar menos. Assim, a superfície ocular não é lubrificada o suficiente e pode haver sintomas como irritação e coceira.

Use óculos de sol. Os óculos com lentes escuras ajudam a proteger os olhos dos raios ultravioletas, altamente nocivos para a saúde ocular, desde que Ao sair, não abra mão de usá-los, mas lembre-se de que sejam de qualidade, pois óculos falsificados podem causar ainda mais prejuízos à visão.
Colírios devem ser utilizados somente sob prescrição médica. A automedicação pode ser prejudicial e, além da possibilidade de agravar o quadro, é capaz de disfarçar sintomas de doenças mais graves.

Cuidado com as lentes de contato. As lentes ficam em contato direto com a superfície ocular e, por isso, é importante higieniza-las corretamente e seguir todas as orientações médicas em relação ao uso e manutenção.

Visite seu oftalmologista regularmente. Mesmo na ausência de sintoma, as visitas são parte fundamental dos cuidados, auxiliam na prevenção de problemas oculares e contribuem para o diagnóstico precoce.

Fonte: Revista Veja Bem

DIA MUNDIAL DA SAÚDE OCULAR