DIA MUNDIAL SEM PLÁSTICO

Que dia é hoje? 🤔

Você sabia?

O Dia Mundial Sem Plásticos foi instituído por várias ONG ambientalistas e governos, em comemoração da Diretiva Europeia sobre Plásticos de Uso Único, que restringe à utilização de determinados produtos de plástico descartável, instituída em 3 de Julho de 2017.

O problema do lixo plástico é um dos mais graves do mundo atualmente devido seu potencial tóxico e altos níveis de degradação e disseminação em todo planeta, chegando a ser 80% dos resídos que poluem os oceanos.

De acordo com o WWF, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.

O Brasil também é um dos que menos recicla plásticos, apenas cerca de 1,5% do total de 11,3 milhões, apenas em 2019. Números que podem ter aumentado com a pandemia devido o crescimento do comércio por encomendas.

Dependendo do tipo de plástico, o tempo médio de degradação pode váriar de 20 a 500 anos no meio ambiente; sendo que os microplásticos decorrentes deste processo também apresenta potencial de contaminação, inclusive no nível orgânico dos seres vivos.

Fontes:
Ministério do Meio Ambiente
Agência Lusa

DIA MUNDIAL SEM PLÁSTICO