RESÍDUOS GERADOS PELA PANDEMIA DO COVID-19 E COMO DESCARTAR ESSES MATERIAIS

MÁSCARAS
Se a máscara for de tecido e não possa mais ser reutilizada, ela deve ser descartada na lixeira comum. Isso vale também para a descartável.

Quando for deixar o lixo com esses materiais em frente de casa para o caminhão da coleta recolher, é fundamental ensacar duas vezes os resíduos e dar um nó bem forte.
Essa atitude protege os profissionais da coleta. Por mais que eles estejam usando proteções, é essencial ter esse cuidado.

LUVAS
Muita gente tem usado luvas para sair e se proteger ainda mais contra o Coronavírus. Ao chegar em casa, lave essas proteções com água e sabão se forem de tecido.
Caso seja descartável, você pode descartar na lixeira, desde que esteja separado dos outros resíduos que estão no lixo. Para isso, embale em um saco reciclável e feche bem.

SERINGAS
Se a pessoa faz uso de seringas em casa para algum tratamento médico, ela deve adquirir caixas coletoras para perfuro cortantes. Geralmente, elas são amarelas e possuem o símbolo de “infectante”. Elas podem ser compradas em drogarias.
Por uma questão de segurança, essas caixas devem armazenar até dois terços de resíduos. Depois, a pessoa deve ensacar esse material em um saco plástico e levar para uma UBS ou posto de saúde mais próximo.

MEDICAMENTOS
Inutilizados ou vencidos, os remédios nunca devem ser despejados no vaso sanitário ou na pia, e muito menos no lixo comum.

Há também algumas farmácias que recebem esses produtos. Leve com a caixa em que o remédio veio, porém se ela estiver ilegível, basta levar o produto com a bula. Isso é necessário, pois a Prefeitura faz uma lista de todos os medicamentos que foram recolhidos. Ao saber qual é a medicação, o especialista na gestão desse tipo de resíduo escolhe o tratamento final adequado para ele.

Por: Anna Kelly e Marília Cássia
Fonte: reciclasampa.com.br

RESÍDUOS GERADOS PELA PANDEMIA DO COVID-19 E COMO DESCARTAR ESSES MATERIAIS